Orientação a Objetos


Orientação a objetos é uma maneira de programar que ajuda na organização e resolve muitos problemas enfrentados pela programação procedural.

Objetos:

Objetos são “coisas” que temos no mundo real e abstraímos no mundo virtual para que possamos manipulá-los na resolução de problemas. Um objeto no mundo real sempre possui estado e comportamento, isto é, ele possui características e ações que são pertinentes a sua natureza. Para clarificar nada melhor do que alguns exemplos:

Utilizando o exemplo do objeto Conta, vamos ver como é realizado a orientação a objetos em Java.

Classes:


Antes de um objeto ser criado, devemos definir quais serão os seus atributos e métodos. Essa definição é realizada através de uma classe.

-> Definindo os atributos:

 // Declarando uma classe com nome Conta e seus atributos
 
 class Conta {
    int numero;      // tipo int armazena números inteiros.
    double saldo;    // Tipo double armazena numeros com casas decimais
    double limite;
 }

-> Criando objetos:

Após definir a classe Conta, podemos criar objetos a partir dela. O comando para criar objetos é o new.
class OrientacaoObjetos {
    public static void main(String[] args) {
  
       new Conta();  // Criando um objeto

   }
}

Ao utilizar o comando new, um objeto é alocado em algumlugar da memória. Para que possamos acessar esse objeto, precisamos da referência dele. O comando new devolve a referência do objeto que foi criado.
Para guardar as referências devolvidas pelo comando new, devemos utilizar variáveis não primitivas.
Exemplo:

Conta referecia = new Conta();

Com a referência definida, podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto. A sintaxe para acessar um atributo utiliza o operador ".".

// Declarando uma classe com nome Conta e seus atributos

class Conta {
   int numero;      
   double saldo;   
   double limite;
}

// Classe que contém o método principal do programa

class OrientacaoObjetos {
   public static void main(String[] args) {
  
     Conta referencia = new Conta();  // Instancia um objeto
  
     referencia.numero = 1;
     referencia.saldo = 1000.0;
     referencia.limite = 500.0;
  
     // Imprime as informações na tela
  
     System.out.println(referencia.numero + "\n" +
                        referencia.saldo + "\n" + referencia.limite);

  }
}



Bom, no próximo artigo vamos falar um pouco sobre os métodos, então nos vemos lá...

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