Orientação a objetos é uma maneira de programar que ajuda na organização e resolve muitos problemas enfrentados pela programação procedural.
Objetos:
Objetos são “coisas” que temos no mundo real e abstraímos no mundo virtual para que possamos manipulá-los na resolução de problemas. Um objeto no mundo real sempre possui estado e comportamento, isto é, ele possui características e ações que são pertinentes a sua natureza. Para clarificar nada melhor do que alguns exemplos:
Utilizando o exemplo do objeto Conta, vamos ver como é realizado a orientação a objetos em Java.Classes:
Antes de um objeto ser criado, devemos definir quais serão os seus atributos e métodos. Essa definição é realizada através de uma classe.
-> Definindo os atributos:
// Declarando uma classe com nome Conta e seus atributos class Conta { int numero; // tipo int armazena números inteiros. double saldo; // Tipo double armazena numeros com casas decimais double limite; }
-> Criando objetos:
Após definir a classe Conta, podemos criar objetos a partir dela. O comando para criar objetos é o new.
class OrientacaoObjetos { public static void main(String[] args) { new Conta(); // Criando um objeto } }
Ao utilizar o comando new, um objeto é alocado em algumlugar da memória. Para que possamos acessar esse objeto, precisamos da referência dele. O comando new devolve a referência do objeto que foi criado.
Para guardar as referências devolvidas pelo comando new, devemos utilizar variáveis não primitivas.
Exemplo:
Conta referecia = new Conta();
Com a referência definida, podemos alterar ou acessar os valores guardados nos atributos de um objeto. A sintaxe para acessar um atributo utiliza o operador ".".
// Declarando uma classe com nome Conta e seus atributos class Conta { int numero; double saldo; double limite; } // Classe que contém o método principal do programa class OrientacaoObjetos { public static void main(String[] args) { Conta referencia = new Conta(); // Instancia um objeto referencia.numero = 1; referencia.saldo = 1000.0; referencia.limite = 500.0; // Imprime as informações na tela System.out.println(referencia.numero + "\n" + referencia.saldo + "\n" + referencia.limite); } }
Bom, no próximo artigo vamos falar um pouco sobre os métodos, então nos vemos lá...
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